terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Henrique Iwers






Nascimento: 1/1/1940
É casado com a Anneke Iwers, com quem tem 3 filhos (34, 37 e 39 anos)
Reside em Porto Alegre
Está aposentado – trabalhou no esporte desde 1957 até a inauguração do auotódromo –por volta dos anos 70.
Parou de correr quando seu pai faleceu prematuramente, e ele tinha que ficar cuidando dos negócios da família.
Correu na época em que utilizava o carro tanto para corrida no fim de semana como para o trabalho durante a semana. E continuou correndo quando o carro de corrida passou a ser utilizado somente no autódromo.

Seu pai foi a maior influência. Desde pequeno corria de moto, carro, lancha, bicicleta...

Já participou de competições no Estado, e também fora do Brasil, como o Uruguai.

Receber a homenagem foi como chegar em 1º lugar numa corrida, foi muito gratificante.


Currículo de Iwers
As participações nas corridas estavam no sangue na família. O pai, Karl Iwers era um dos grandes nomes do automobilismo da época ao lado de Breno Fornari e Catharino Andreatta. Além do envolvimento com as competições, o pai, Karl Iwers comandou a concessionária que antes de ser ligada à Volkswagen era exclusiva dos modelos DKW. A família Iwers estava também na inauguração do Autódromo de Tarumã. O pai Karl Iwers, foi um dos incentivadores da construção da pista, em Viamão, no ano de 1970.

Em seu currículo, Henrique Iwers saiu vitorioso da XIIª Prova Antoninho Burlamaqui (Porto Alegre – Capão da Canoa-RS), em 1966, no DKW número 9, completando o trecho em 1h e 01 minuto. No mesmo ano, foi o 3º colocado no VI 500Km de Porto Alegre a Volta Redonda. Além disso, participou na década de 60 das Mil Milhas de Interlagos e das 24 Horas de Interlagos.
Henrique e seu pai, Karl Iwers, eram conhecidos como uns dos melhores preparadores da DKW e corriam em dupla, sempre com o número 9. Jan Balder, seu sogro e cunhado, participou com ele das "12 Horas de Porto Alegre", prova em que chegaram na 6ª colocação.


Fonte
--
Clarissa Caum
Estudante de Jornalismo - PUCRS

Nenhum comentário: